15.09.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Mobilidade 360 Data: 15/09/2025
O VLT de Salvador deu um passo decisivo. Em Hortolândia (SP), o governador Jerônimo Rodrigues e lideranças do Subúrbio visitaram a fábrica da CAF. Durante a vistoria, a equipe conheceu a primeira composição, que passa por ajustes técnicos e operacionais, pintura e plotagem. Este trem será o primeiro a ser enviado à capital baiana, com previsão de chegada em 5 de dezembro. Já no dia 10/12, começam os testes estáticos e móveis. A fabricante estima seis meses para a etapa final de validações. Em paralelo, a CTB conclui trechos de via para permitir a fase seguinte de ensaios em campo. A meta do Estado é iniciar o transporte de passageiros no 2º semestre de 2026.
As composições são do modelo URBOS 3, produzido pela CAF. Segundo o governo baiano, o material rodante é reconhecido pela durabilidade, eficiência e conforto. Em Salvador serão 40 composições, cada uma com 7 carros, duas cabines de condução e 45 metros de comprimento. A lotação projetada é de até 400 passageiros, com assentos acessíveis. A velocidade máxima prevista é de 70 km/h.
O projeto do VLT prevê 40 km de trilhos e 42 paradas, alcançando a Região Metropolitana de Salvador e o bairro do Comércio. O investimento informado é de R$ 5,4 bilhões. Mais de 2 mil trabalhadores atuam na obra, iniciada há 14 meses.
O sistema deverá oferecer Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o Metrô de Salvador por fibra óptica, câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real. Os itens buscam monitoramento contínuo, informação ao passageiro e controle operacional.
Adequações para a economia local
Alguns vagões receberão adaptações para marisqueiras e pescadores do Subúrbio, público que utilizava o antigo trem desativado em 2021. As mudanças incluem restabelecimento técnico-operacional, modernização, substituição de componentes desgastados e testes de performance para atendimento às demandas socioeconômicas da região.