Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 16-Violeta do Metrô terá 21,8 km e demanda de 630 mil passageiros/dia

23.02.2021 | | Notícias do Mercado

Relatório de ações do governo do estado revela ainda que futuro ramal subterrâneo entre Oscar Freire e Jardim Brasília deverá contar com 21 estações e 30 trens em horizonte de 2034

 

A Linha 16-Violeta do Metrô (no centro da imagem) aparece oficialmente pela primeira vez (CMSP)

O Metrô de São Paulo divulgou novas informações sobre os estudos da Linha 16-Violeta, ramal subterrâneo que substituiu o trecho leste da Linha 6-Laranja. Revelado pelo site em 2018, a nova linha na Zona Leste teve dados mostrados pela companhia em relatórios de ações do governo Doria em 2020.

Segundo esse documento, a Linha 16 terá ao todo 21 estações distribuídas ao longo de 21,8 km, entre a rua Oscar Freire e Jardim Brasília. O horizonte do projeto é 2034 quando deverá atingir uma demanda estimada de 630 mil passageiros por dia.

“Em uma das alternativas em estudo, prevê conectar-se com a Linha 4-Amarela – estação Oscar Freire e seguirá paralelamente à Linha 2-Verde. Na futura estação Jardim Paulista integrará com a futura Linha 19-Celeste e na estação Paraíso com as linhas 1-Azul e 2-Verde. A seguir passará por regiões importantes como Aclimação, Vila Monumento, interligação com a Linhas 10-Turquesa da CPTM, passando por Alto da Mooca e
seguirá em direção à futura estação Anália Franco, da Linha 2-Verde, passará por Vila Formosa e Vila Antonieta até Cidade Líder e sua estação terminal, no Jardim Brasília, já próximo de Artur Alvim”, explica o Metrô.

Para dar conta da demanda, a companhia prevê uma frota de 30 trens, número menor do que existe na Linha 5-Lilás, que possui dimensões semelhantes e 34 composições.

 

Futura estação Anália Franco será o ponto de conexão entre as linhas 2-Verde e 16-Violeta

Como mostrou o site nesta quinta-feira, o Metrô pretende concluir o projeto diretriz da Linha 16 ainda neste ano. Ou seja, o trajeto hoje considerado ainda poderá mudar bastante à medida que estudos mais aprofundados revelem traçados mais promissores e que atendam à tendência de crescimento e desenvolvimento da cidade.

No formato atual, a Linha 16 teria um papel fundamental na melhor distribuição de passageiros na populosa região da Zona Leste. Ela poderia, por exemplo, aliviar o fluxo que existirá na Linha 2-Verde na estação Anália Franco quando esta chegar à Penha e Guarulhos ao oferecer uma alternativa mais rápida em direção à região da Paulista e centro. Com isso, a Linha 2 teria um papel mais distribuidor do que de destino final dos usuários.

Mais do que isso, a Linha Violeta tem potencial de aliviar significativamente a Linha 3-Vermelha, por atender regiões que hoje acabam convergindo para o ramal por falta de opções de transporte.

No entanto, o novo ramal ainda está no fim da fila de prioridades do governo, que ainda precisa viabilizar os projetos das linhas 19-Celeste e 20-Rosa antes de focar suas atenções na Linha 16. Isso, é claro, se nada mudar até lá.

Fonte: MetrôCPTM
Data: 12/02/2021