Fonte: ANTT
A complexidade da FICO vai muito além da construção de trilhos. A execução do projeto envolve um amplo trabalho de engenharia, gestão fundiária e ambiental, além de um cuidado especial com o patrimônio arqueológico. Ao longo dos 383 quilômetros de ferrovia, foram identificados 33 sítios arqueológicos, dos quais 23 já foram resgatados, garantindo a preservação do patrimônio histórico e o respeito às regulamentações.
Um dos grandes desafios tem sido a desapropriação e liberação de terras, com mais de 244 quilômetros já desobstruídos e 278 áreas em negociação. Em 2024, a ANTT e seus parceiros realizaram três mutirões de conciliação, agilizando processos e evitando judicializações, para que o projeto avance com segurança jurídica e transparência.
A obra é marcada por cifras, números grandiosos e dados que impressionam: mais de 21 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, cerca de 240 quilômetros de obras simultâneas, mais de 6 mil trabalhadores e 298 mil viagens realizadas nos últimos dois meses. Esses números demonstram o ritmo e a dimensão da construção.
Na área de qualidade, mais de 2.200 inspeções foram realizadas, com 97% de assertividade, refletindo a precisão e o cuidado técnico dedicados à obra. Além disso, o avanço dos pacotes de superestrutura — desde a instalação de trilhos até a manutenção de vagões e dormentes — mostra a maturidade do projeto. Com 8 mil toneladas de trilhos já recebidos, a estrutura começa a se consolidar, aproximando o sonho da FICO de sua conclusão.
A ANTT destaca ainda o compromisso ambiental e de sustantabilidade da FICO, que envolve a execução de 23 programas socioambientais, além de um rigoroso acompanhamento de 137 condicionantes ambientais. Essa gestão sustentável se reflete na obtenção de 55 licenças e autorizações para assegurar que as atividades sigam os padrões ambientais estabelecidos.
Expectativas para 2024 e as próximas etapas
O plano para 2024 envolve passos decisivos. A ANTT busca obter certificações e autorizações que permitam a execução dos pacotes restantes da obra até o final do próximo ano. O próximo ciclo de atividades inclui avançar nas obras de terraplenagem e construção de pontes, etapas essenciais para a conclusão do projeto.
Para que a FICO siga sendo executada dentro do cronograma, as equipes técnicas da ANTT e das demais instituições envolvidas estão, a partir de hoje, percorrendo trechos em Uruaçu, Mara Rosa, Nova Crixás e Cocalinho, avaliando a qualidade das obras em andamento e garantindo que os prazos sejam cumpridos.
FICO: Um símbolo de integração nacional
O que a FICO representa para o Brasil vai muito além do transporte de cargas. Com uma infraestrutura moderna e de alta capacidade, ela abrirá caminhos para o crescimento de uma região que até então se via distante dos grandes fluxos logísticos. Além disso, ao fomentar as exportações e garantir uma integração mais eficiente com os portos, a ferrovia colocará o Brasil em posição de destaque no comércio global.
A ANTT, ao lado de seus parceiros, reafirma seu compromisso em transformar o país com uma infraestrutura robusta, sustentando o progresso de norte a sul. A FICO é uma prova de que o desenvolvimento não apenas passa por trilhos, mas depende de visão, competência e de um trabalho conjunto entre a esfera pública e o setor privado, para a construção de um futuro melhor e mais conectado para todos.
Missão FICO: obras da ferrovia avançam e chegam a 30%
Com uma infraestrutura moderna e de alta capacidade, ferrovia abrirá caminhos para o crescimento de uma região que até então se via distante dos grandes fluxos logísticos
No primeiro dia de visita técnica, os fiscais da ANTT constataram avanço significativo das obras, refletindo o compromisso de transformar o Brasil em um país mais integrado e eficiente. Até outubro de 2024, a construção da FICO alcançou 29,78% de execução, com projeção de fechar o ano com 32%. Em outubro do ano passado, o número era de 9,87%. Essa aceleração é vista como uma vitória coletiva, resultado do trabalho contínuo entre Governo Federal e setor privado.
Com a entrega prevista para os próximos cinco anos, a FICO promete transformar a logística nacional, levando progresso e desenvolvimento a uma das regiões mais produtivas do país. A Vale, concessionária responsável pela obra, também compartilhou avanços importantes e as expectativas para 2025, ano em que o projeto deve atingir um marco fundamental, durante apresentação inicial e atualização do projeto.
“A ferrovia é um elo fundamental entre as regiões produtoras do Centro-Oeste e os portos de Santos e São Luís, promovendo uma verdadeira revolução logística, essencial para impulsionar a economia”, destacou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale. Esta linha ferroviária formará um canal de escoamento de grãos e minérios para o mercado externo, ao conectar o Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul e, consequentemente, aos principais portos do país.