25.07.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Correio do Povo Data: 24/07/2025
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou nesta quarta-feira (23) que deu início à elaboração do projeto básico para a construção do contorno ferroviário do município de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.
O empreendimento inclui a implantação de um novo pátio para mitigação de conflitos ferroviários com o sistema viário no perímetro urbano e Obras de Arte Especiais.
Com investimento de aproximadamente R$ 8,3 milhões do Governo Federal, o projeto básico contemplará:
· construção do Contorno I com extensão de 18,69 quilômetros, incluindo dois viadutos ferroviários ao longo do contorno que serão projetados sobre as rodovias;
· construção do Contorno II com a extensão de 11,10 quilômetros, incluindo também dois viadutos ferroviários sobre as rodovias;
· implantação do novo pátio ferroviário de Cruz Alta;
· mitigação de conflitos ferroviários com o sistema viário no perímetro urbano;
· estudos ambientais visando a obtenção das licenças ambientais.
Esses cerca de 30 quilômetros irão substituir os cerca de 45 quilômetros da extensão atual.
“Hoje a ferrovia passa dentro de Cruz Alta. Com o contorno ferroviário, o tráfego será desviado por fora, de maneira segregada. Além disso, a concepção do empreendimento já está visando a implantação da Ferrovia Norte-Sul, que começa no Maranhão e faz a ligação com o estado de São Paulo. Posteriormente, deverá ser estendida até Paraná, Santa Catarina e o porto de Rio Grande (RS), passando por Cruz Alta”, explicou o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Eloi Palma Filho.
Os terminais de transbordo da malha ferroviária que estão localizados no Rio Grande do Sul atendem a demanda de commodities agrícolas: soja e farelo de soja, combustíveis e derivados, produtos agrícolas, açúcar, contêineres, adubos e fertilizantes, produtos de extração vegetal e celulose, cimento e produtos industrializados para construção civil.
Atualmente, o município de Cruz Alta possui o maior volume de embarque de tonelada por quilômetro útil de soja, milho e trigo do estado do Rio Grande do Sul, assim como é o destino de considerável volume de cargas de outros produtos.