Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ABIFER participa do 1º Encontro do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF)

07.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: IQF
Data: 07/03/2024

No dia 1º de março aconteceu, em São Paulo, o primeiro encontro do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), com o lançamento oficial do IQF e o Seminário Técnico sobre Qualidade e Inovação no Transporte Metroferroviário.

Para o presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, “O IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária foi criado para, dentre outros objetivos, atestar a conformidade de produtos e serviços ferroviários em consonância com as especificações e normas técnicas aplicáveis”.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin não pode participar do evento, mas fez questão de enviar um vídeo agradecendo a indicação como patrono do IQF. “Essa é uma iniciativa muito bem vinda, que congrega algumas das mais importantes instituições brasileiras, da Academia a Certificação, para garantirmos a qualidade dos produtos que formam toda a cadeia produtiva ferroviária.”

O ministro lembrou o lançamento do novo PAC, e o fato do Brasil ter transportado 149 milhões de toneladas de carga, o maior volume de movimentação de carga pelo modal ferroviário dos últimos 18 anos. “Isso mostra a crescente demanda de nossas ferrovias para que o Brasil tenha um sistema de transporte mais sustentável e eficiente, integrando portos a regiões produtoras e conferindo ainda mais competitividade para nossos exportadores e fluidez nas nossas cidades.”

Por essa razão, afirma, o governo federal tem dado atenção ao sistema metroferroviário, tanto no transporte de carga como de passageiros. “Serão R$ 94 bilhões de investimentos nos próximos anos, em obras como a ferrovia norte-sul, a ferrovia de integração leste-oeste, a centro-oeste e a transnordestina. Por meio de parcerias com a iniciativa privada vamos aumentar ainda mais a presença do transporte metroferroviário no sistema logístico brasileiro, garantindo segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte de nossos produtos e da nossa população.”

Para o vice-presidente do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários),  Massimo Giavina, a criação do Instituto vai proporcionar a centralização da qualidade. “O Brasil se torna inserido no mundo da qualidade, fazendo parte da politica de qualidade mundial, por isso é fundamental a criação do IQF, ao qual estamos dando início hoje.”

O presidente do IQF, Sergio Inácio Ferreira, explicou que o apoio das entidades para a criação do Instituto é essencial. “São importantes nesse processo para que a gente consiga incluir uma qualidade e dar perenidade ao processo de retomada do setor ferroviário.”

Os participantes puderam acompanhar também quatro painéis que fizeram parte do seminário que abordaram a importância da criação do IQF e a qualidade ferroviária, além de projetos voltados para a qualidade no sistema metroferroviário.

O IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária – foi lançado em 15 de junho de 2023, durante o Fórum Ferrovias em Foco. Ele é fruto de uma união de compromissos e competências envolvendo o SIMEFRE, a ABIFER; Alaf (Associação Latino-Americana de Ferrovias/Brasil); e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).