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Artigo – O Futuro da ferrovia

11.08.2020 | | Notícias do Mercado

Marcos Costa – Presidente da Wabtec (Imagem: Perfil LinkedIn)

Imagine … imagine o futuro da ferrovia e sua contribuição para a preservação do meio ambiente!

Durante a COP21 em Paris, foi desenhado um acordo, um tratado que estabelece medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global.

O modal ferroviário por si só já contribui enormemente para o alcance desta meta, já que é o meio mais adequado para transportar mercadorias em longas distâncias e em grandes quantidades. Mas, nós da Wabtec não nos acomodamos neste requisito e sempre buscamos inovações e desenvolvimento de soluções que visam aumentar a eficiência energética das locomotivas, reduzindo emissões, tornando assim a operação ferroviária mais eficiente e SUSTENTÁVEL.

Neste sentido, o transporte ferroviário precisa acompanhar as demandas da sociedade geradas pelas grandes transformações (haja visto a pandemia que estamos enfrentando), inclusive e principalmente as tecnológicas.

A tecnologia pode, sem vultosos investimentos em CAPEX, trazer a operação para patamares diferenciados de eficiência, redução de emissões e ganhos de produtividade. Exemplos:

  1. TO (Trip Optimizer) – Planeja e executa, de forma autônoma, um plano otimizado de condução.
  2. EdgeLink – Plataforma IOT, com aplicativos em tempo real que permite o monitoramento de ativos e operações, proporcionando ganhos de eficiência e produtividade.
  3. Smart Shop – Ferrramenta de otimização dos procedimentos de manutenção, que permite de forma preditiva a alocação de ativos e recursos, reduzindo OPEX.
  4. RM&D (Remote, Monitoring & Diagnosis) – Extrai dados da frota em tempo real através de sensores, envia para um centro de diagnóstico que analisa e toma decisões antes de qualquer problema acontecer.

E o que vem depois? … ou em breve?

A Wabtec, alinhada com o acordo de Paris e comprometida com a preservação do meio ambiente, vem desde 2006, desenvolvendo a locomotiva do futuro. Trata-se de uma locomotiva 100% movida a bateria denominada FLEXdrive, que hoje está em testes nos USA e é baseada nos mais recentes avanços tecnológicos das baterias de ions de lítio para propulsão. Assim como nos veículos elétricos, a operação com estas locomotivas é livre da produção de gases de efeito estufa assim com os óxidos de nitrogênio (NOX) e de materiais particulados que são nocivos à saúde humana. Pode chegar a redução de 10-15% de CO2 dependendo da aplicação/topografia da ferrovia.

Estas locomotivas foram projetadas para uma alta capacidade de tração podendo fazer a substituição ou trabalhar associadas à locomotivas diesel-elétricas e ainda possuem a grande vantagem de ter frenagem regenerativa permitindo o carregamento das baterias com a energia produzida pela frenagem dinâmica.

Outra alternativa na redução de emissões é a utilização de gás natural liquefeito (LNG) para substituição do óleo diesel. O kit “NextFuel” converte as locomotivas diesel-elétricas em “bi-combustíveis” e pode ser aplicado tanto em locomotivas novas como em processos de modernização de frotas com até 80% de substituição de diesel. Sem impactar na performance das locomotivas e com a consequente redução nas emissões, o kit “NextFuel” é uma excelente alternativa para locais com disponibilidade de LNG inclusive como possibilidade para a redução de custos operacionais.

É assim que trilhamos nosso futuro! Com inovação, comprometimento com a eficiência e responsabilidade com o meio ambiente!

Este conteúdo foi originalmente publicado por Marcos Costa, presidente da Wabtec, em sua conta no LinkedIn, em 7 de agosto de 2020. Para acessar a publicação original, clique aqui.