Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Em cronograma, governo do estado prevê extensões das linhas 4 e 5 prontas em 2028

03.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 30/09/2022

O governo do estado estima iniciar a operação comercial das extensões da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás em 2028, segundo apurou este site. Os dois projetos de expansão estão a cargo das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, controladas pelo grupo CCR.

O cenário desenhado atualmente prevê que a extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela seja entregue no início de 2028 enquanto o prolongamento da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra deverá começar a funcionar entre março e abril do mesmo ano.

O processo de expansão dos dois ramais de metrô encontra-se na fase de contratação do projeto básico, que dará subsídios para definir os custos dos projetos. A ideia é que eles sejam iniciados entre o final deste ano e o começo de 2023. Tanto ViaQuatro quanto ViaMobilidade tiveram aval da gestão estadual para seguir em frente com esses estudos, que devem ser concluídos no segundo semestre do ano que vem.

Após essa fase, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) juntamente com outras áreas do governo, realização os estudos de reequilíbrio econômico-financeiro, que definirá como será feito o aditivo contratual da concessão de ambas.

Três caminhos para viabilizar extensões

Há três possibilidades para viabilizar as obras, a primeira estabelecendo o repasse do investimento necessário para as concessionárias, a realização da obra pelo Metrô ou então o projeto ser bancado por ViaQuatro e ViaMobilidade e posteriormente receber o ressarcimento.

A definição do escopo dos projetos e aditivo deverá ocorrer no início de 2024, com diferenças pequenas entre as duas linhas. Só então serão assinados os aditivos e o início do projeto executivo e obras dos dois trechos. A perspectiva é que as obras de expansão durem cerca de 3 anos e seis meses, daí a previsão de conclusão em 2028.

A Linha 5-Lilás terá um traçado de 4,3 km, a maior parte elevada, e duas estações, Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, esta última subterrânea. Já a Linha 4 será estendida por mais 3,3 km com a implantação das estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra.

Vale lembrar que a concessão da Linha 4 para a ViaQuatro tem duração de 30 anos e teve início em 2006, ou seja, a princípio terminaria em 2036. Já a ViaMobilidade assumiu a Linha 5 em 2018, com prazo de concessão de 20 anos a ser encerrado em 2038. Há ainda pendente a operação da Linha 17-Ouro, que está em obras.