Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Emanuel diz que continuará ‘luta’ para que Cuiabá seja ouvida sobre troca do VLT pelo BRT

19.01.2021 | | Notícias do Mercado

Prefeito voltou a reclamar que decisão sobre torça do modal foi tomada de forma unilateral pelo Estado [Foto – Luiz Alves]

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou na tarde desta segunda-feira (18), durante coletiva com a imprensa no auditório da Secretaria de Educação, para falar sobre o plano de imunização contra o coronavírus, que não aceita a decisão do governo que mudou o modal VLT para BRT, sem ouvir a população cuiabana.

Questionado pela imprensa, disse que “o que está pegando é isso, e que em nenhum momento Cuiabá foi consultada sobre a troca do VLT pelo BRT”. “Essa decisão não aceitamos, ela é unilateral, não ouviu Cuiabá. Eu sou prefeito de Cuiabá, vou cuidar dos interesses da população cuiabana”, declarou.

Conforme o prefeito, é o município quem decide, de forma compartilhada, essa questão, “por se tratar de uma região metropolitana, as questões pertinentes a transporte público, mobilidade urbana e trânsito são de competência do município”, afirmou.

“Eu estou lutando é por isso. Os magistrados não entenderam que Cuiabá ainda não foi ouvida. O que o governador encaminhou foi cópias de uma carta de intenções. Papel aceita tudo, não discutiu com ninguém alegando que aqueles estudos diziam que o BRT é mais viável do que o VLT. Um estudo unilateral, o que eu estou reclamando é que nós não participamos desse estudo. Nós não participamos dessa discussão, está exatamente aí o ‘x’ dessa questão”.

“Nós queremos participar. A lei determina isso, o estatuto das cidades, a Lei Orgânica de Cuiabá estabelece que a discussão tem que ser conjunta e as decisões compartilhadas quando se tratar de região metropolitana”, completou.

 

Fonte: O Documento

Data: 19/01/2021