Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Empresa restaura locomotiva de 1940 e instala em trilhos de antiga ferrovia de SC

31.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: ND Mais
Data: 28/03/2022

A empresa têxtil Tex Cotton, que hoje está instalada na antiga sede da Sulfabril, na Rua Itajaí, em Blumenau, investiu na restauração de uma locomotiva de 1940 e instalou nos trilhos da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina que estão dentro do terreno da companhia.

O lançamento para a imprensa, autoridades e equipe de colaboradores aconteceu na manhã desta segunda-feira (28). Na ocasião, os administradores falaram sobre o projeto.

A locomotiva H. K Porter, fabricada em 1940, saiu da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, pelo interesse da empresa em revitalizar e contribuir com a preservação da história de Blumenau e região.

O objetivo é expo?-la ao ar livre, no alto do trilho original existente na sede. No momento, ela ficará estática como pec?a decorativa aos olhos dos visitantes, embora esteja apta para deslocamentos. A empresa confirma que está produzindo uma praça, a “Zugplatz” (Praça do Trem) com o objetivo de abrir o espaço para a comunidade e turistas.

Estrada de Ferro de Santa Catarina

A Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC) cruzava o Vale do Itajaí. Quando inaugurada, em 1909, ligava as cidades de Blumenau a Warnow, em Indaial, tendo 184 km de extensão.

A ferrovia foi desativada em 1971,mas essa importante memória continua viva. Seja através da Ponte dos Arcos, pela continuação do trilho ferroviário que adentra o parque fabril da Tex Cotton ou pela locomotiva restaurada que transforma esse espaço num verdadeiro cartão postal dacidade.

Tex Cotton

A empresa blumenauense que é dona de marcas que sa?o refere?ncias nacionais no segmento do vestua?rio infantil e juvenil. Em 2019 os administradores da companhia compraram a antiga sede da Sulfabril.

Até 2021 todas as operações foram transferidas o local. A Sulfabril chegou a ser a segunda maior indústria têxtil da América Latina em sua época e encerrou operações em 1999.