Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estação Mooca da Linha 10-Turquesa será reconstruída pela MRS

15.04.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 12/04/2024

MRS Logística, empresa que opera os trens de carga da malha sudeste, deverá fazer investimentos vultuosos para segregar o tráfego de trens de carga na Linha 10-Turquesa operada pela CPTM.

Nesta série de matérias analisaremos detalhadamente cada estação que terá alterações. A primeira delas é a Estação Mooca que deverá ser completamente reconstruída.

Os planos da Segregação Sudeste preveem a construção do Terminal Intermodal Mooca, que deverá aumentar significativamente o volume de cargas da operadora. Tal empreendimento necessitará do desvio de trilhos e o redesenho completo do plano de vias.

Em suma, a atual estação Mooca entra em conflito direto com o novo esquema de vias proposto. Portanto, para o andamento dos trabalhos  de segregação de cargas, a MRS deverá executar as mudanças na região em etapas.

A primeira etapa é a construção de uma estação intermediária provisória. Esta estação deverá ser construída ao sul da atual parada tendo como acesso principal a Avenida Presidente Wilson. O acesso na margem leste ainda não foi definido com clareza.

A segunda etapa ocorre após a construção e operacionalização da estação provisória. Neste momento a Estação Mooca atual deverá ser completamente demolida.

A terceira etapa visa a adequação do plano de vias. Todas as linhas deverão ser deslocadas para oeste, na direção da Avenida Presidente Wilson. Ao mesmo tempo, uma nova estação Mooca deverá ser construída com plataformas laterais e mezanino centralizado.

A nova estação Mooca deverá ter duas plataformas com 190 metros de comprimento e 6,7 metros de largura. A nova parada terá cobertura em toda a sua extensão.

A estação será reposicionada mais a oeste, próximo da Avenida Presidente Wilson, conforme novo plano de vias. As duas entradas contarão com elementos de acessibilidade e a distribuição dos passageiros se dará através do mezanino central.

O rearranjo permitirá que as duas vias da Linha 10-Turquesa operem normalmente. Uma via adicional para o TIC Santos foi prevista e uma quarta via, exclusiva para o trem de carga, dará independência para as operações da MRS Logística.