Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estudo analisou Linha 19 do Metrô passando pela Estação Brás

18.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 16/08/2022

A Estação Brás é atualmente um ponto de conexão que reúne diversas linhas do sistema metroferroviário, abrigando as Linhas 3-Vermelha do Metrô, e 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens metropolitanos – CPTM, além de servir como desembarque do Expresso Aeroporto no sentido Luz.

A grande parada que nasceu da junção do Metrô com a reforma da antiga estação Roosevelt, quase recebeu uma nova conexão com uma outra linha metroviária. É o que aponta o relatório Estudo de Alternativa, disponível no EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste. Ou seja, a Linha 19 teria uma conexão com Brás.

O projeto em curso contempla a ligação entre o Bosque Maia, em Guarulhos, até o centro de São Paulo, na estação Anhangabaú. A nova linha está atualmente na fase de projeto básico.

A eventual conexão entre Linhas 3 e 19 em Brás acabou sendo descartada. “A Estação Brás da Linha-19 Celeste distaria mais de 500m da estação da Linha 3-Vermelha, causando desconforto ao usuário que planejasse realizar tal integração, tornando a outra estação de integração com a mesma linha (Sé/Anhangabaú) mais atrativa, eliminando, assim, a vantagem de uma dupla conexão”, diz trecho do documento.

Houve até um estudo que destacava duas linhas separadas, e que a linha para Guarulhos partiria a partir da Estação da Luz, e uma outra teria como ponto final alguma estação da Linha 3-Vermelha na Radial Leste.

Segundo o texto, “em termos de demanda, o trecho Guarulhos-Pari dessa alternativa, proposto para ser conectado à Linha 4-Amarela, provocaria problemas de capacidade nas conexões existentes, em especial na conexão entre as estações Paulista e Consolação, atualmente já intensamente utilizada sendo, portanto, desaconselhável sob este aspecto. Pelos motivos expostos, a Alternativa 3 também deverá ser descartada.”