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Governador Tarcísio pode ter maratona de inaugurações de metrô em 2026

11.09.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: MetrôCPTM
Data: 10/09/2023

Embora exista uma crença popular que aponte que inaugurações só ocorram em anos eleitorais, na prática essa estratégia nem sempre funciona. Vários políticos tentaram, muitas vezes em vão, programar entregas de estações e linhas de metrô e trens perto das eleições.

Mesmo quando isso funcionou como em 2018, o suposto beneficiário, no caso o ex-governador Geraldo Alckmin (na época no PSDB), não colheu fruto algum de ter aberto trechos das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e inaugurado a Linha 13-Jade.

Outro tucano, João Doria (hoje sem partido) se saiu pior: prometeu inaugurar a Linha 17-Ouro em 2022, assim como o “mágico” corredor de ônibus ‘BRT-ABC’, que substituiu a Linha 18-Bronze. Mas Doria, por outro lado, deixou a Linha 6-Laranja em condições de ser inaugurada pelo seu sucessor, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O ramal de 15,3 km é hoje o projeto sobre trilhos mais vistoso do país, com investimento bilionário feito em parceria com a empresa espanhola Acciona e outras sócias. Com obras retomadas no final de 2021, a Linha 6 deve começar a funcionar em 2026 se não houver imprevistos. Sim, ano de eleições gerais.

Mas seria injusto creditar essa capacidade apenas ao atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes. Com um mandato de quatro anos, governadores têm menos poder do que se pensa para viabilizar algum investimento em trilhos.

Projetos dessa magnitude não saem do nada. Precisam de anos de estudos, licenças ambientais, processos licitários, obras complexas e fabricação e testes de sistemas e trens. Ou seja, alguém ajudou (de forma voluntária ou não) a torná-los realidade.

No caso de Tarcísio, ocorre justamente um alinhamento de datas e também de ações do próprio governador que podem tornar o ano de 2026 recheado de inaugurações. Veja o que está no horizonte:

Linha 2-Verde (extensão até Penha)

Tocada pelo Metrô, a extensão da Linha 2-Verde com mais oito estações foi resgatada por Doria após as licitações terem sido congeladas por Alckmin. Atualmente, o trabalho nos canteiros segue em bom ritmo, porém, o atraso no início das escavações do tatuzão, causado pela dificuldade em liberar o terreno do Complexo Rapadura, já fez o governo prever abrir o primeiro trecho em 2026, e o segundo, em 2027.

Embora parcialmente ainda dentro do atual mandato, a Linha 2 pode ficar para o próximo governo. A razão é que ainda há parte do projeto em estágio inicial. Um exemplo é a compra dos 44 trens necessários para a expansão, que pode ser lançada em breve. Como é um contrato vultoso, não será absurdo se a concorrência se acirrar e demorar a ser resolvida. Junte-se a isso o tempo para fabricar as composições e talvez elas cheguem tarde demais. Além disso, há questões de sistemas que podem complicar um pouco mais a entrega.

Linha 6-Laranja

A Parceria Público-Privada é, sem sombra de dúvida, o projeto com mais chances de ficar pronto neste mandato. A despeito do atraso após o acidente com o rompimento da adutora da Sabesp, a Acciona soube agir rápido e recuperar os dois tatuzões, que estão em serviço há vários meses. Os canteiros também estão bem adiantados, incluindo o pátio de manutenção. Já a fabricação dos 22 trens é feita pela Alstom na unidade de Taubaté.

O que pode atrapalhar o plano de inaugurar as 15 estações ao mesmo tempo é o imbróglio com a estação 14 Bis, no Bixiga. Após artefatos arqueológicos terem sido encontrados pela Acciona, organizações não governamentais têm buscado paralisar a obra alegando importância histórica do local. Os motivos são diferentes, dependendo do canteiro de obras: em 14 Bis a razão é um antigo assentamento de escravos negros enquanto no poço Almirante Marques (único com avanço zero), nas proximidades, a preocupação externada por eles é a preservação de uma nascente na região.

Talvez a Acciona possa usar um expediente parecido com o da Linha 5-Lilás em relação à 14 Bis. Ou seja, se a liberação do terreno demorar, a construtora poderá encher os poços com um material provisório para que o tatuzão monte os túneis em sua passagem. Posteriormente, esse material e as aduelas são removidas e a estação segue sendo construída. Nesse cenário, a Linha 6 abriria com 14 estações.

Linha 15-Prata

O monotrilho da Zona Leste tem duas extensões contratadas em ambas as pontas. Após Jardim Colonial, o Metrô já está construindo duas estações, Boa Esperança e Jacu Pêssego, além de um segundo pátio na Avenida Ragueb Chohfi. Aqui o problema no momento é alargar parte da avenida, uma licitação que está suspensa após um recurso administrativo de um consórcio derrotado.

Do outro lado, o Consórcio Expresso Ipiranga assinou contrato para construir a estação Ipiranga além da extensão até perto de Vila Prudente. Não parece ser uma obra complicada, mas há a retirada de famílias de um favela na região que pode atrasar o andamento dos trabalhos. De qualquer forma, o prazo da obra cairá justamente em 2026, o que torna a chance de um atraso grande já que ele está apenas começando.

Linha 17-Ouro

O maior ‘abacaxi ferroviário’ dos últimos anos, a Linha 17 voltou a ser uma possibilidade concreta com o anúncio da assinatura do contrato com a empresa Agis para finalizar as obras de sete estações e o pátio Água Espraiada. O Metrô também está próximo de selecionar a empresa que fará a implantação de sistemas de telecomunicações enquanto outros contratos estão execução como o de alimentação elétrica e de sistemas e material rodante, este assinado com a BYD SkyRail.

Em recentes declarações, o Metrô previu a entrega do primeiro trem em 2024, época em que as vias podem já ter alguma condição de recebê-lo. Se tudo der certo, o monotrilho da Zona Sul deve passar 2025 em testes e finalizações, com a inauguração de oito estações no ano seguinte.

Rede com 140 km de metrô

Se de fato conseguir manejar para que as quatro linhas sejam expandidas ou inauguradas dentro dos próximos três anos, o atual governador poderá entregar nada menos que 34 estações e cerca de 35 km de metrô, ampliando a rede para 140 km. Se isso vai lhe garantir outra eleição, já é outra história.