24.03.2025 | ABIFER | Não categorizado, Notícias do Mercado
Fonte: Assessoria de Imprensa Há Propósito Data: 20/03/2025
A programação do VIII Simpósio de Engenharia contará com a mesa-redonda “Integração Ferroviária: desafios tecnológicos para a implantação de ferrovias de cargas interligadas”. Prevista para o dia 14 de maio de 2025, às 14h30, a mesa receberá o gerente executivo de planejamento e engenharia da Rumo, Arthur Sartori, o representante da Vale, André Resende, e o diretor de Dados e Autorregulação da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Paulo Oliveira. Os especialistas discutirão os principais desafios para integrar diferentes sistemas de transporte de cargas e promover mais competitividade e eficiência no setor ferroviário brasileiro.
Organizado pelas principais instituições de pesquisa em transporte ferroviário do país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA), o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2025, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP). O evento reunirá profissionais e pesquisadores para debater soluções de inovação tecnológica, planejamento estratégico, segurança e sustentabilidade, visando ao aprimoramento e à expansão do transporte ferroviário nacional.
As tradicionais sessões de trabalhos técnicos também estarão na programação. Os artigos aprovados pela comissão científica serão publicados nos anais on-line do Simpósio, com atribuição de Digital Object Identifier (DOI), ampliando o alcance e o reconhecimento das pesquisas apresentadas. Além disso, as discussões técnicas e apresentações previstas proporcionarão uma visão aprofundada do cenário atual e das perspectivas futuras para a engenharia ferroviária no Brasil.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: https://simposio-ferroviario.com.br/inscricao/
Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME). Em sua sétima edição, contou com mais de 250 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.