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Projeto quer viabilizar estrada ferroviária ligando Chapecó a Passo Fundo

21.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário da Manhã
Data: 20/07/2022

A modernização e viabilização de investimentos na malha ferroviária do Rio Grande do Sul foi pauta de uma reunião-almoço promovida pela CDL Passo Fundo e Sindicato Rural na segunda-feira (18) e que contou com a participação do senador Luiz Carlos Heinze.

Com a presença de prefeitos, como a prefeita de Nonoai Adriane Perin, vereadores, deputados e lideranças de classe, o senador apresentou o projeto que busca incluir o Estado no trajeto da ferrovia Nova Ferroeste.

Conforme explicou Heinze, o marco regulatório das ferrovias brasileiras, aprovado no Congresso Nacional permite um sistema de concessão para o funcionamento da malha ferroviária.

A partir dessa nova legislação e tratativas que iniciaram ainda em 2019 entre lideranças de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, nasceu o projeto da Nova Ferroeste, liderada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior.

Nova Ferroeste

O projeto, que já está em fase de licitação para empresas privadas assumirem as obras, prevê uma estrada ferroviária que sairá de Maracaju no Mato Grosso do Sul, chegando a Cascavel no Paraná em direção a Foz do Iguaçu, Paranaguá e Chapecó.

A previsão de investimento total na obra é estimada em R$ 35 bilhões.

Segundo Heinze, o objetivo é que a estrada que chegará até Chapecó se estenda também em direção a Nonoai e Erechim, a partir de uma nova ferrovia, e de Erechim a Passo Fundo, utilizando o traçado antigo que passa por Getúlio Vargas, Estação, e Sertão.

Para que seja possível inserir o Rio Grande do Sul no edital, é necessário um projeto para analisar a malha ferroviária gaúcha.

“Representantes das classes do frango, suíno, leite, junto com a Fiergs trabalham há oito meses para buscar recursos e pagar o pré-projeto de estudo do Rio Grande do Sul, para incorporamos no edital que já está em andamento”, explicou o senador.

O estudo seria realizado pela empresa TPR e custa uma média de R$550 mil reais.

Durante a reunião-almoço prefeitos, vereadores e representantes das entidades de classe assinaram um manifesto apoiando os investimentos nas estradas ferroviárias.

Viabilização de recursos

A estimativa para operacionalizar os 180 quilômetros do Rio Grande do Sul, segundo o senador, é de cerca de R$ 4,5 bilhões. Heinze destacou que o encontro teve como objetivo apresentar aos empresários o projeto e buscar iniciativas para viabilizar os recursos para os estudos.

“Uma parte do projeto já foi custeada pelas entidades, mas é necessário o restante dos recursos para viabilizar os estudos e incorporar o Rio Grande do Sul nessa licitação que deve ser finalizada em dezembro”, afirmou.

O senador acredita que a modernização das estradas ferroviárias vai auxiliar no escoamento da produção agrícola e agropecuária da região.

Segundo ele, a Empresa de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes, contratada pela ANTT está concluído um estudo de viabilizada dos ramais ferroviários do Estado, que aponta que 1.500 quilômetros das estradas estão ativos.