27.03.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: ViaTrolebus Data: 27/03/2025
O plano de concessão de linhas do Metrô de São Paulo continua em discussão pelo governo estadual. Embora o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, tenha descartado, em entrevista ao Flow News, a concessão de linhas operadas pelo Metrô durante a gestão de Tarcísio de Freitas, a Secretaria de Parcerias e Investimentos segue avançando com o processo de transferência da operação para a iniciativa privada em pelo menos uma das linhas: a mais antiga do sistema.
Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário da pasta, Rafael Benini, antecipou os prazos da consulta pública para um conjunto de linhas. Trata-se da concessão da Linha 1-Azul do Metrô, que será combinada com a futura Linha 20-Rosa. Segundo o secretário, a expectativa é lançar a consulta pública desse empreendimento em setembro deste ano. “Este é um projeto mais complexo, com investimentos superiores a R$ 20 bilhões”, afirmou Benini.
A Linha 20-Rosa terá mais de 30 km de extensão, ligando Santo André a São Paulo. O trajeto passará por São Bernardo do Campo, Cursino, Saúde (onde cruzará a Linha 1-Azul), Moema, Itaim Bibi, Vila Madalena e Lapa, chegando até a estação Santa Marina.
O novo eixo metroviário está na fase de elaboração do projeto básico, com conclusão prevista para 2026. Paralelamente, a Secretaria de Parcerias e Investimentos decretou, nesta semana, dois terrenos como de utilidade pública: um para a construção da futura estação Abraão de Morais e outro para o Pátio Santa Marina.
Conexões com outras linhas metroferroviárias: