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Tour de Tarcísio pela Europa pode ter pequena influência no Trem Intercidades até Campinas

15.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 11/02/2024

A estratégia de rodar o mundo em busca de potenciais investidores em projetos de concessão é uma prática comum entre governantes brasileiros.

Muitas vezes fora do eixo dos grandes empreendimentos, nosso país precisa ser lembrado do seu potencial para que grupos importantes olhem com mais atenção às oportunidades existentes.

Nesse aspecto, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não se diferenciou de seus antecessores. Após seu vice ir até a China, ele próprio embarcou para a Europa em busca de interessados nos vários projetos de concessão atualmente em curso.

O projeto mais reluzente no momento, como se sabe, é o Trem Intercidades Eixo Norte, cujo leilão está marcado para o próximo dia 29 na Bolsa de Valores B3.

Tarcísio se reuniu com empresas como a Acciona, que toca a obra da Linha 6-Laranja, o banco Santander e a construtora Sacyr, na Espanha.

Na Itália foram visitados empresários do grupo Gavio/ASTM e da Ghella enquanto na França os encontros incluíram diretores da empresa Keolis, Tec Tunnel, Vinci, Alstom, Stoa, Transdev e do banco BNP Paribas.

Houve tempo ainda para contatar empreenderes alemães em Paris, segundo a agenda divulgada.

Dois participantes garantidos?

Embora as apresentações envolvam também projetos futuros como outros ramais do Trem Intercidades, é pouco provável que a visita do governador vá alterar o planejamento dessas empresas em relação ao TIC Eixo Norte.

Como se sabe, o edital foi lançado originalmente em 31 de março, poucas semanas após a atual gestão assumir. Em setembro, no entanto, o governo postergou a realização do leilão de novembro de 2023 para fevereiro deste ano, após consultas com os potenciais participantes.

Também alterou as condições do contrato em uma nova publicação do edital, em novembro, trazendo mais garantias do governo ao projeto de R$ 13,5 bilhões.

Portanto, não seria com conversas pontuais três semanas antes do leilão que grupos como esses mudariam sua visão da concorrência. Não seria estranho, no entanto, se ocorresse algum tipo de apelo à participação na concorrência, a fim de garantir presença mínima, mas difícil crer que isso seja suficiente para promover uma disputa.

Segundo a CNN, apenas dois consórcios teriam confirmado presença no dia 29, um liderado pela CCR, junto da Alstom e investidores, e outro pelo Comporte, com parceiros chineses. A Acciona, motivo de uma das visitas de Tarcísio, teria jogado a toalha.