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Túnel entre Santos e Guarujá com ônibus e VLT vai ser entregue até 2028, diz Tarcísio

01.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 31/01/2024

A ligação subterrânea por um túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista,
deve ser entregue no final de 2028.
Segundo o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nesta quarta-feira, 31 de janeiro de
2024, em evento da chegada do “tatuzão” da linha 6-Laranja na estação PUC – Cardoso de
Almeira, na capital paulista, o projeto vai contemplar o prolongamento do VLT (Veículo Leve
sobre Trilhos) de Santos até Guarujá e também um corredor de ônibus. Haverá também uma
ciclovia.
Tarcísio disse ainda que em março deste ano de 2024, será realizada a consulta pública para
apresentação do projeto e para receber sugestões da população.
A licitação deve ser lançada no segundo semestre de 2024 e as obras devem ter início em 2025.
Nesta terça-feira (30), Tarcísio e o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinaram parceria entre o
governo de São Paulo e a União.
O túnel deve custar R$ 6 bilhões e a obra foi colocada no PAC (Programa de Aceleração do
Crescimento).
Tarcísio disse que R$ 2,7 bilhões virão do Governo Federal, outros R$ 2,7 bilhões do Governo do
Estado e os R$ 600 milhões restantes terão de vir como contrapartida de recursos estaduais.
Tarcísio disse no evento deste dia 31 de janeiro de 2024, que preferia que os investimentos
fossem privados, mas que respeita a convicção política do Governo Federal.
“Obviamente que isso não tem nada a ver com minha convicção sobre a desestatização. Eu
acredito que a desestatização traria muito investimento, investimento vigoroso, que é o que a
Baixada Santista precisa. Deixa o Porto de Santos em outra condição em termos de
competitividade. Mas enfim, a gente tem de respeitar a posição política de quem hoje está à frente
do Governo Federal” – disse Tarcísio.

HISTÓRICO:
Uma ligação seca entre as duas cidades começou a ser discutida ainda no início dos anos da
década de 1910. Em 1927, foram apresentados estudos para a abertura de um túnel por onde
passaria um bonde elétrico, mas a ideia não foi para a frente.
Em 1948, o governador de São Paulo, Adhemar de Barros, propôs uma ponte levadiça, que se
levantaria para a passagem de navios, mas também não houve avanços.
No ano de 1970, a proposta foi de uma ponte com acesso helicoidal com deslocamento da
ponte por eixos para a passagem de navios de grande porte. Outra ideia que não teve sucesso.
Em 2011, o então governador Geraldo Alckmin chegou a apresentar uma proposta de túnel sob
o mar entre as duas cidades, inclusive foram abertos os procedimentos de licença ambiental,
mas o projeto foi cancelado em 2015, em outra gestão de Alckmin.
Na gestão do então presidente Jair Bolsonaro foi discutida a abertura do túnel com a
privatização do Porto de Santos (Autoridade Portuária de Santos). A ideia era lançar uma
empresa de capital misto chamada Túnel S.A, que faria o túnel ao custo total de R$ 16 bilhões.
Em 06 de abril de 2021, a Santos Port Authority (SPA) lançou o edital de chamamento público
para doação de projetos visando à implantação e gestão do túnel submerso ligando Santos e
Guarujá.
A Santos Port Authority (SPA), razão social Autoridade Portuária de Santos S.A., é uma empresa
pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério da Infraestrutura (Minfra), responsável por
exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.
Também não houve avanço.
No dia 30 de janeiro de 2024, o governador de São Paulo Tarcísio e o presidente Luís Inácio Lula
da Silva assinaram parceria entre o governo de São Paulo e a União para a contrução do túnel.

O túnel deve custar R$ 6 bilhões e a obra foi colocada no PAC (Programa de Aceleração do
Crescimento).
Tarcísio disse que R$ 2,7 bilhões virão do Governo Federal, outros R$ 2,7 bilhões do Governo do
Estado e os R$ 600 milhões restantes terão de vir como contrapartida de recursos estaduais.
O projeto contempla o prolongamento do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Santos até
Guarujá e também um corredor de ônibus. Haverá também uma ciclovia.
Tarcísio disse num evento deste dia 31 de janeiro de 2024, que preferia que os investimentos
fossem privados, mas que respeita a convicção política do Governo Federal.
“Obviamente que isso não tem nada a ver com minha convicção sobre a desestatização. Eu
acredito que a desestatização traria muito investimento, investimento vigoroso, que é o que a
Baixada Santista precisa. Deixa o Porto de Santos em outra condição em termos de
competitividade. Mas enfim, a gente tem de respeitar a posição política de quem hoje está à frente
do Governo Federal” – disse Tarcísio.
O governador falou na ocasião que em março de 2024, seria realizada a consulta pública para
apresentação do projeto e para receber sugestões da população.
A licitação foi prevista para o segundo semestre de 2024 e as obras com início em 2025 para a
conclusão no fim de 2028.